Boletim Informativo - nº 156 - 11 de novembro de 2022

A SEMANA

✓ ONDAS recebe Prêmio Lucio Costa
✓ Membros do ONDAS reúnem-se com deputado Joseildo Ramos (PT-BA)
✓ Sindiágua-RS requer anulação da audiência pública sobre privatização da Corsan
✓ PL prevê acesso à água e ao esgotamento sanitário como direito humano
✓ 19 de novembro: Dia Mundial do Banheiro


 

FÓRUM SOCIAL
Para Léo Heller, o Fórum Social dos Direitos Humanos, que aconteceu em Genebra em 3 e 4 de novembro, “constituiu um espaço em que prevaleceu uma visão crítica sobre as políticas relacionadas à água e ao saneamento, tendo reunido diferentes mensagens a serem levadas para a Conferência de Nova York. O desafio a partir daqui é fazer realmente as mensagens chegarem e influenciarem as decisões finais da Conferência.” 

 

ONDAS NA MÍDIA
A coordenadora-geral do ONDAS, Renata Furigo, falou sobre saneamento rural em entrevista para o jornal Folha de São Paulo. Para ela, a questão rural tem as suas peculiaridades e não há uma ação do Estado. Renata também ressaltou que a burocracia impõe obstáculos que impedem uma progressão no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as populações dessas áreas.
 

 

ACESSO À ÁGUA
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados considera o acesso a água e esgoto tratado como um dos direitos humanos. A proposta altera a Lei do Saneamento Básico e é de autoria do deputado Joseildo Ramos (PT-BA), convidado desta edição do programa Palavra Aberta.
 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.