Boletim Informativo - nº 162 - 6 de janeiro de 2023

A SEMANA
✓ Lula recebe a faixa presidencial das mãos do povo brasileiro e assume seu compromisso com a diversidade
✓ Saneamento: indefinição sobre edição de normas de referência para regulação
✓ ONDAS solicita reunião com ministro das Cidades
✓ Governo Zema destrói imagem da Copasa
✓ Possível CPI da Corsan promete agitar a próxima legislatura na ALRS


 

MANIFESTO
Entidades comprometidas com o interesse das populações, em especial as vulnerabilizadas, e com um modelo igualitário e não excludente para o saneamento no país, lançaram um manifesto em que solicitam ao presidente Lula e ao ministro das Cidades que tornem realidade as promessas da campanha vitoriosa, colocando os direitos humanos e a universalização do acesso no centro da política de saneamento. “Estaremos sempre prontos a apoiar todas as políticas e iniciativas nessa direção, construindo um cenário de inclusão para esse essencial serviço." 

 

OURO PRETO
Ampla mobilização popular sacudiu acordo que entrega saneamento a corporação internacional – e pode derrubá-lo em referendo. O que isso revela sobre as “smart cities”, a captura do Comum pelo capital financeiro e a cidadania insurgente. Confira artigo de Reginaldo Luiz Cardoso originalmente publicado pelo site Outras Palavras.

 

ÁGUA NÃO É MERCADORIA
A experiência demonstra que privatização do serviço de água e saneamento significa tarifas altas, falta de investimento e serviços ineficientes, principalmente para a população mais pobre.
Isso porque os interesses dos grupos privados não correspondem com o papel social que uma empresa desse tipo deve ter
.

 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.