A SEMANA
✓ Covid-19 vira desculpa para aprovação de projetos que privatizam a água
✓ Coordenação do ONDAS define plano para impedir aprovação dos projetos “privatistas”
✓ ONDAS assina manifesto #SociedadeContraoCorona 

CONFIRA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA NO SITE DO ONDAS

Leia mais

SAÚDE
No dia 7 de abril, dia mundial da Saúde, o ONDAS lembrou que investir em saneamento é investir em saúde e, em tempos de pandemia, isso fica ainda mais claro. Como falar em lavar as mãos com frequência para quem sequer tem acesso à água? O Observatório ressaltou que precisamos defender o saneamento público e universal, acessível a todas as pessoas, já que se trata de um direito humano fundamental.
 

APOIO DA FIOCRUZ
A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, por meio do Grupo de Trabalho Água, Saneamento e Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção de Saúde, subscreve as 10 medidas emergenciais elaboradas pelo ONDAS e ressalta que elas “devem ser norteadoras de Planos de Contingência e Emergência, a serem executados pelas prestadoras de serviços públicos de saneamento básico, sob determinação e apoio das instâncias municipais, estaduais e federal do poder público”.

ARTIGO
Covid-19 escancara urgência de universalizar acesso aos serviços de saneamento: "A universalização do saneamento é uma meta inquestionável quando se pensa na necessidade de qualificar a saúde pública. Isto demanda várias mudanças, inclusive do aporte público de recursos. Mas não há qualquer dúvida de que a indução à privatização da operação dos serviços não virá a contribuir para a necessária mudança”.

  

ENTREVISTA
Em entrevista para a TV PT, nesta quarta (8/4), o secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva, e o deputado federal Afonso Florence, afirmaram que o governo federal se aproveita do momento de pandemia para tentar emplacar seu projeto neoliberal e privatizar o saneamento no país. Para eles, agora, mais do que nunca, a população precisa de um Estado forte, que controle os serviços públicos essenciais, como o saneamento.

CAMPANHA DE ASSOCIAÇÃO

Apesar do seu pouco tempo de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Temos participado de debates, seminários e audiências públicas sobre os PLs que tramitam no Congresso Nacional e que preveem a alteração do marco legal do saneamento básico. Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

INFORME-SE

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.