Boletim Informativo - nº 234 - 5 de julho de 2024

A SEMANA

✓ Governo de SP vende ações da Sabesp por 44% abaixo do valor real
✓ Saneamento passa por processo de financeirização mercadológica levando prejuízos à população
✓ Em MG, Projeto busca ampliar acesso a saneamento básico em áreas rurais
✓ Regulamentação da Lei da Tarifa Social
✓ Thames Water é acusada de "trapaça" no pagamento de dividendos de £ 150 milhões
✓ Seguem debates jurídicos sobre oferta gratuita de água potável em estabelecimentos comerciais
✓ Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Bacias Hidrográficas Brasileiras


 

SABESP: DENÚNCIA AO MP
O ONDAS e o Sintaema apresentaram representação ao Ministério Público de SP para apurar irregularidades do governo paulista na privatização da Sabesp. Entre as denúncias, está o escandaloso preço pago por ação pela Equatorial, com valor muito menor do que o real.

 

 

CONFERÊNCIA DAS CIDADES
A 6ª Conferência Nacional das Cidades é mais um passo no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. O ONDAS avalia que as conferências são, sem dúvida, espaço importante para o debate sobre saneamento básico e direito à cidade.

 

 

PRIVATIZAÇÃO EM JAGUARIÚNA(SP)
Prefeito da cidade quer privatizar o saneamento, seguindo os piores exemplos de governantes pelo país e do Estado de São Paulo. O Comitê em Defesa da Água (CDA) denuncia o processo que afetará negativamente toda a população. O ONDAS manifesta total apoio à luta e se fará presente nas audiências públicas para denunciar mais esse ataque ao patrimônio público.

 

 

CAMISETA DO ONDAS
Entre na onda da nossa luta. Compre a camiseta do ONDAS e ajude a promover a luta pelos direitos à água e ao saneamento. Acesse a loja online do ONDAS.

 

ANUIDADE
É a arrecadação das anuidades de seus associados que sustenta os custos de funcionamento do ONDAS, viabilizando o trabalho voluntário que desenvolvemos em diversas frentes. A anuidade de 2024 é R$ 480,00.


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

CAMPANHA DE ASSOCIAÇÃO
Com quatro anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.
Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

 

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.