Boletim Informativo - nº 174 - 14 de abril de 2023

A SEMANA
✓ Lobby do saneamento contamina imprensa
✓ Maioria dos paulistas é contra privatização da Sabesp
✓ BRK já acumula mais de 12 mil reclamações na região metropolitana de Maceió
✓ Águas de Manaus impõe tarifas impagáveis
✓ Rede Nacional de Comunicadores Urbanitários repudia desfiliações da Copasa, Sabesp e Corsan da Aesbe


 

COPASA
Em meio ao burburinho provocado pela publicação de Lula de dois decretos modificando a Lei de Saneamento, a sociedade foi pega de surpresa com a desfiliação voluntária da Copasa – e de suas coirmãs Sabesp (SP), Corsan (RS), e Casal (AL) – da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE, entidade que representa as concessionárias estaduais há quase quarenta anos.

 

 

DHAES NA AMAZÔNIA
A Amazônia possui a maior porção de água doce do Brasil, 68,5% de água distribuída em 45,3% da sua superfície, mas, quando o assunto é saneamento básico, abriga 4 das 10 piores cidades do País para se viver. A relação dos humanos com a água é marcada por profundas desigualdades econômicas, políticas, ambientais, culturais e sociais e para reverter esse cenário a universidade pública brasileira busca soluções inovadoras. Confira artigo de Júlia Bastos Borges; Simonne Teixeira; Andrea Hentz; Luciana Bellé Rocha.

 

 

INGLATERRA
Neste último março, relatório do comitê da Câmara dos Lordes do Parlamento Britânico apontou que as empresas privadas de água e esgoto priorizam os retornos financeiros em detrimento do meio ambiente. Confira artigo de Marcos Helano Montenegro, coordenador de Comunicação do ONDAS.

 

 

ANUIDADE
Sócias e sócios do ONDAS, é hora de pagar a anuidade 2023. É a arrecadação das anuidades de seus associados que sustenta os custos de funcionamento do ONDAS viabilizando o trabalho voluntário que desenvolvemos em diversas frentes. O valor integral da anuidade é R$ 480,00, o mesmo desde 2019.

 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com quatro anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.