Boletim Informativo - nº 161 - 16 de dezembro de 2022

A SEMANA
✓ Lula anuncia fim das privatizações: “empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade”
✓ Nova reviravolta: Justiça do Trabalho suspende novamente a venda da Corsan por 90 dias, por solicitação do Sindiágua-RS
✓ A luta contra a privatização dos serviços de água e esgotos em Ouro Preto continua
✓ No fim, governo Bolsonaro compra cisternas de plástico mais caras para o NE


 

OURO PRETO
Estudos revelam que as tarifas cobradas em Ouro Preto são bem mais elevadas que em outras cidades de Minas Gerais de diferentes portes, cujos serviços são prestados por entes municipais públicos. O ONDAS tem acompanhado de perto a luta do povo ouro-pretano e se coloca ao lado das vozes, cada vez mais nítidas e numerosas, que defendem a remunicipalização dos serviços de água e esgotos. Confira artigo de Rafael K. X. Bastos, Alex M. S. Aguiar, Paula L. L. M. Pereira, Lucas A. Tótola sobre o tema. 

 

CARTA AO PRESIDENTE
O ONDAS, em carta ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, manifesta seu incondicional apoio à reconstrução do Ministério das Cidades como organismo ao qual estaria subordinado o Saneamento Básico, porém destaca a fundamental importância de que sua estrutura executiva seja compatível com o cumprimento dos compromissos expressos nas Diretrizes para Reconstrução e Transformação do Brasil.

 

URBANITÁRIOS
Os trabalhadores urbanitários entregaram, nesta quinta-feira (15/12), carta ao presidente eleito Lula manifestando posicionamento em favor de que o ministro(a) a ser designado(a) para o Ministério das Cidades seja um(a) companheiro(a) do Partido dos Trabalhadores ou de um partido do campo da esquerda que integrou a sua coligação na eleição.


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.