Boletim Informativo - nº 189 - 28 de julho de 2023

A SEMANA
✓ Sociedade mobilizada contra a privatização da Sabesp
✓ Financeirização da água
✓ Conselheira do TCE-RS diz que privatização da Corsan é “caso de polícia”
✓ Govenador de Minas, Romeu Zema, quer pôr fim a referendo popular para privatizar a Copasa
✓ Programa Cisternas será retomado, após ter sido paralisado no governo Bolsonaro
✓ Manaus negligencia saneamento indígena


 

COMENTÁRIO: CONFERÊNCIA DA ONU
“Que água a Conferência da ONU levará adiante: um direito humano fundamental ou uma mercadoria?” Este é o texto de Comentário de Léo Heller, Coordenador de Cooperação Internacional do ONDAS, e outros colaboradores, publicado na revista The Lancet. Os autores advertem quanto ao risco de os desdobramentos da Conferência da ONU sobre água, adotarem uma visão neoliberal sobre os serviços de saneamento.

 

 

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
O STF deu prazo de 120 dias para o governo federal apresentar plano de ação para a implementação da política nacional para a população em situação de rua, atendendo ao pedido de ação dos partidos Rede, PSOL e do MTST. O ONDAS participa como amicus curiae nesta ação.

 

 

MERCADO DA ÁGUA
No artigo “BTG, Iguá e Aegea: o que está por trás do mercado da água no Brasil”, o antropólogo Lucas Tonaco  explica que “a financeirização da água representa a transformação do recurso natural em uma mercadoria financeira, sujeita à especulação e ao controle por parte de investidores e grandes corporações.”

 

ANUIDADE
Sócias e sócios do ONDAS, ainda não pagaram a anuidade 2023? É a arrecadação das anuidades de seus associados que sustenta os custos de funcionamento do ONDAS viabilizando o trabalho voluntário que desenvolvemos em diversas frentes. O valor integral da anuidade é R$ 480,00, o mesmo desde 2019.

 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com quatro anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.