Boletim Informativo - nº 200 - 13 de outubro de 2023

A SEMANA
✓ Auditoria da CGU aponta que gestão Bolsonaro excluiu áreas mais pobres de projetos de acesso à água
✓ Ombudsman da Folha de S. Paulo critica jornal pelo apoio descarado à privatização
✓ Como as privatizações fortaleceram as milícias no Rio de Janeiro
✓ Cartilha da Sabesp Pública


 

DHAS EM BELÉM-PA
O artigo “Direitos humanos à água e ao saneamento: entraves e implicações à realização plena em Belém-PA (Amazônia)”  foi um dos selecionados entre aqueles produzidos pelos participantes do Curso Direitos Humanos à Água e ao Saneamento, promovido pelo ONDAS em 2023. Ele é um dos que se destacaram a partir da avaliação de um grupo de pareceristas voluntários.Confira o trabalho de autoria de Diego Andrews Hayden Gonçalves e Raquel Serruya  Elmescany.

 

 

PRIVAQUA
“Ter acesso à água limpa e a serviços seguros de esgotamento, em quantidade e qualidades suficientes, com aceitabilidade cultural e acessibilidade física a todas as pessoas, em suas diferentes necessidades, que possam acessar os serviços de forma compatível com sua condição financeira, são pressupostos para uma política que visualize a pessoa humana em sua condição básica de existência.”

 

 

TESE
A tese de Natalia Duarte Cáceres, que está no site do ONDAS, analisa organizações comunitárias de fornecimento de água, suas repercussões (simbólicas, políticas e técnicas), bem como possibilidades de articulação e complementaridade com a gestão estatal do serviço de água.

 

 

ETSAMAZÔNIA
O 1º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia (ETSAmazônia) será realizado de 21 a 25 de novembro de 2023, nas instalações do auditório Paulo Cavalcante no campus de pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (Pará). O objetivo é estabelecer-se como um fórum regional de discussões sobre tecnologia social da Amazônia, que contemplará atividades de apresentação de trabalhos, painéis temáticos, oficinas e visitas técnicas.

 

 

ANUIDADE
Sócias e sócios do ONDAS, ainda não pagaram a anuidade 2023? É a arrecadação das anuidades de seus associados que sustenta os custos de funcionamento do ONDAS viabilizando o trabalho voluntário que desenvolvemos em diversas frentes. O valor integral da anuidade é R$ 480,00, o mesmo desde 2019.

 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com quatro anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.