Boletim Informativo - nº 157 - 18 de novembro de 2022

A SEMANA

✓ Integrantes da transição defendem suspender privatizações e rever normas no saneamento
✓ Na COP27, Lula afirma que "a luta contra o aquecimento global é indissociável da luta contra a pobreza"
✓ Mensagem do Relator Especial da ONU para os Direitos à Água e ao Esgotamento Sanitário por ocasião da COP 27
✓ Pessoas pretas e pardas continuam com menor acesso a emprego, educação, segurança e saneamento


 

ASSEMBLEIA
A COORDENADORA GERAL do ONDAS – OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS À ÁGUA E AO SANEAMENTO, nos termos dos artigos 23 e 24 do seu Estatuto Social, convoca os associados para participarem da 8ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a se realizar no dia 29 de novembro de 2022 às 17h h em primeira convocação, com a presença de metade mais um dos associados e, em segunda convocação, às 17h30, com qualquer número de associados, que deliberarão, por maioria simples dos votos. 

 

PRÊMIO LUCIO COSTA
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, o ONDAS recebeu no último dia 9 de novembro o prêmio Lucio Costa 2022 na categoria Entidades/Saneamento. A indicação partiu dos parlamentares Joseildo Ramos (PT/BA), Alexandre Padilha (PT/SP) e José Ricardo (PT/AM). A coordenadora-geral do ONDAS, Renata Furigo, recebeu o prêmio em nome da entidade. O vídeo já está disponível no canal do ONDAS no Youtube.
 

 

PRIVAQUA
O caráter da água como bem comum ou bem econômico vem suscitando fortes discussões. Ele perpassa tanto a questão da água na sua dimensão recursos hídricos quanto na sua dimensão serviço público de abastecimento à população. O presente texto traz uma resenha de Ana Lucia Britto do artigo publicado na França por Remi Barbier, Bernard Barraqué e Cecile Tindon “L’eau potable pourrait-elle devenir un bien commun? (A água potável pode se tornar um bem comum?).
 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.