Boletim Informativo - nº 187 - 14 de julho de 2023

A SEMANA
✓ ONDAS integra as ações de luta pelo saneamento público e universal em Brasília
✓ Por mais diálogo, entidades entregam Carta ao Governo Lula
✓ Assinado o contrato de privatização da Corsan
✓ Quase metade da água das torneira nos EUA está contaminada com PFAS, mas água engarrafada não é alternativa
✓ Mulheres e meninas carregam o maior fardo na crise global de água e saneamento
✓ Inscrições para o “Desafio Saneamento do Futuro: Rios Sem Plásticos” terminam dia 19/7
✓ Lei que inclui Caminhada da Água como evento ambiental comemorativo do Dia Mundial da Água é sancionada


 

APOIO À COMUNIDADE DA CHAPADA
Em nota, o ONDAS contextualiza o cenário vivido pela população de Chapada (Ouro Preto-MG), em relação ao abastecimento de água e suas especificidades, e que, agora, “a concessionária privada age de forma autoritária e truculenta: ameaça de cobrança de preços elevados por um serviço precário, problemas de qualidade da água e de abastecimento”.

 

 

ARTIGO
Artigo de Marcos Montenegro levanta os salários de diretores executivos de nove empresas privadas de saneamento em 2022: média de R$ 237 mil por mês. O autor pondera que “são as tarifas pagas por uma população da qual pelo menos um quarto vive em situação de extrema pobreza, que financiam essas remunerações estratosféricas de uns poucos eleitos para garantir lucratividade cada vez maiores de empresas prestando serviços públicos essenciais”.

 

SANEAMENTO RURAL
Em 5 de julho aconteceu o último encontro do Curso de Extensão “Saneamento Rural e os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento”, promovido pelo ONDAS. Foram realizados 11 encontros interdisciplinares, desenvolvidos por professores oriundos de universidades, instituições de pesquisa, serviços de saneamento e escritórios técnicos.O curso ao final capacitou 67 alunas e alunos.

 

ANUIDADE
Sócias e sócios do ONDAS, ainda não pagaram a anuidade 2023? É a arrecadação das anuidades de seus associados que sustenta os custos de funcionamento do ONDAS viabilizando o trabalho voluntário que desenvolvemos em diversas frentes. O valor integral da anuidade é R$ 480,00, o mesmo desde 2019.

 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com quatro anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.