Boletim Informativo - nº 209 - 15 de dezembro de 2023

A SEMANA
✓ Tarcísio agora diz que venda da Sabesp não garante redução de tarifa
✓ A luta contra a privatização da Sabesp continua
✓ Eduardo Moreira escancara farsa da privatização da Sabesp
✓ TCE-MG autoriza continuidade da licitação que privatizou o SAAE de Valadares
✓ Relatório expõe as ameaças de privatização no continente africano


 

EMBASA
Uma negociação entre a Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento e a Prefeitura Municipal de Salvador para supostamente regularizar a prestação dos serviços públicos de água e esgoto na capital da Bahia vem se arrastando há anos, mas pode estar perto de um desfecho tão surpreendente quanto danoso para a estatal e para o povo baiano.

 

 

WEBINAR
"Mulheres que falam de saneamento" é um debate promovido pelo ONDAS sobre os desafios da universalização do saneamento no Brasil pela perspectiva feminina. É uma oportunidade de reunir mulheres que atuam no setor, sejam acadêmicas, técnicas, lideranças sociais, trabalhadoras. Neste episódio, debatemos com Laura Vargas e Fernanda Deister o saneamento como negócio na provisão além do domicílio.

 

ONDAS NA MÍDIA 1
Paulo Moreira Leite entrevista Amauri Pollachi, especialista em saneamento, mestre em Planejamento e Gestão do Território, engenheiro, conselheiro do ONDAS e pesquisador da UFABC, sobre a privatização da Sabesp. E faz a pergunta: será que a população de São Paulo quer a Sabesp privatizada até 2060?

 

 

ONDAS NA MÍDIA 2
O secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva, falou à reportagem do Brasil de Fato que a privatização não vai levar à universalização dos serviços de água e principalmente de esgoto porque isso obrigaria empresas a atender áreas que não são economicamente viáveis. "Sanear uma favela, por exemplo, envolve investimentos de urbanização. Você precisa abrir espaço para obras. Mas isso nenhuma empresa quer pagar", diz ele.

 

 

ONDAS NA MÍDIA 3
De que forma a privatização da Sabesp pode afetar a vida das mulheres em São Paulo? Para responder a esta pergunta, a revista Marie Claire entrevistou duas associadas do ONDAS: Francisca Adalgisa, presidente da Associação de Profissionais Universitários da companhia. e a médica Telma Nery.

 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com quatro anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.