Boletim Informativo - nº 177 - 5 de maio de 2023

A SEMANA
✓ Enquanto governadores querem privatizar, dados mostram que privatizações não salvam a economia do Brasil
✓ Câmara derruba trechos de decretos de Lula e favorece privatização do saneamento
✓ Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento na Alesp
✓ Curso Direito de Águas à Luz da Governança


 

SANEAMENTO AOS MAIS POBRES
Quando se busca a população desassistida pelo saneamento ou onde ela tem pouco dinheiro, chega-se a um denominador comum: são locais desinteressantes para uma lógica estritamente financeira. Confira o artigo dos conselheiros do ONDAS Ricardo Moretti e Liza Maria Souza de Andrade.

 

CURSO SANEAMENTO RURAL
O ONDAS está promovendo o curso Saneamento Rural e os Direitos Humanos a Água e ao Saneamento, sob coordenação pedagógica da Prof. Sonaly Rezende, da UFMG. As aulas já realizadas abordaram os principais marcos históricos do saneamento rural no Brasil, aspectos sociopolíticos, ambientais, culturais e demográficos, e muita reflexão sobre o conceito de ruralidade e as diversas perspectivas sobre as necessidades da população que vive nesses territórios.

 

 

ONDAS EM AÇÃO
Liza Maria Souza de Andrade, conselheira do ONDAS, representou o Observatório no Fórum Internacional “Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento”, promovido pela Aesbe, em Brasília, no dia 3 de maio.

 

 

REDE DE VIGILÂNCIA
A Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde nasceu da vontade coletiva de manter viva a luta pelo Direito Humano à água, ao saneamento e à saúde no estado do Rio de Janeiro. O ONDAS faz parte desta rede. Faça sua adesão também!

 

ANUIDADE
Sócias e sócios do ONDAS, é hora de pagar a anuidade 2023. É a arrecadação das anuidades de seus associados que sustenta os custos de funcionamento do ONDAS viabilizando o trabalho voluntário que desenvolvemos em diversas frentes. O valor integral da anuidade é R$ 480,00, o mesmo desde 2019.

 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com quatro anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.