Boletim Informativo - nº 227 - 17 de maio de 2024

A SEMANA
✓ Governo publica norma para ampliar disponibilidade de água mineral no Rio Grande do Sul
✓ Negligente, prefeito de Porto Alegre não adota soluções que poderiam acelerar fim da inundação
✓ SINDISAN realiza coletiva de imprensa para detalhar estudo que aponta graves erros no processo de privatização do saneamento em Sergipe
✓ Empresas privadas incapazes de construir a resiliência necessária para conviver com as mudanças climáticas


 

NOTA DO ONDAS
Em nota, o ONDAS se solidariza com o povo gaúcho e faz recomendações ao poder público, incluindo reguladores e prestadores de serviços de saneamento básico. Entre as recomendações, está o debate sobre as medidas necessárias de prevenção de inundações e enchentes, bem como de mitigação de danos.

 

 

GÊNERO E ÁGUA
O ONDAS organizou – de maneira oficial no âmbito preparatório ao Fórum Popular da Água – duas atividades virtuais. A primeira teve como tema: “Gênero e Água” e aconteceu dia 15 de maio, com transmissão pelo canal do ONDAS no YouTube.

 

 

JUDICIALIZAÇÃO
A segunda atividade do ONDAS no âmbito do Fórum Popular da Água foi a live "Judicialização do saneamento: o papel do Judiciário e dos atores sociais na concreção dos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário”, que aconteceu dia 16 de maio.

 

 

SERGIPE
Treze professores e pesquisadores do campo do saneamento básico assinam carta pública apontando nove graves erros e omissões no Plano Microrregional de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Sergipe e seus Apêndices, documentos que referendam o processo em curso de concessão desses serviços públicos pelo governo de Sergipe, com apoio do BNDES.

 

 

ABES-BA
A ABES Bahia realizará a live Panorama e Perspectivas da prestação direta regionalizada dos serviços de água e esgoto. A live, que tem o apoio da OAB, vai acontecer dia 23 de maio, às 18h, com transmissão pelo YouTube da ABES-BA.

 

 

 

CAMISETA DO ONDAS
Entre na onda da nossa luta. Compre a camiseta do ONDAS e ajude a promover a luta pelos direitos à água e ao saneamento. Acesse a loja online do ONDAS.

 

ANUIDADE
É a arrecadação das anuidades de seus associados que sustenta os custos de funcionamento do ONDAS, viabilizando o trabalho voluntário que desenvolvemos em diversas frentes. A anuidade de 2024 é R$ 480,00.


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

CAMPANHA DE ASSOCIAÇÃO
Com quatro anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.
Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

 

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.